Já ouviu falar em Upselling? Aprenda como identificar oportunidades de venda para base de clientes existente

Hoje no Blog WattPanel vamos falar sobre uma possibilidade de crescimento de vendas para a sua empresa após a instalação do projeto fotovoltaico. Em inglês o termo se popularizou como upselling, ou seja, fazer uma segunda ou mais vendas para um cliente que já comprou na sua empresa.

Para contextualizar o que é upselling e como aplicar ele com a ajuda das ferramentas que o WattPanel oferece, vamos começar analisando o mercado de energia fotovoltaica no Brasil atualmente. Entre 2018 e 2019 o setor cresceu 45% no país e deve gerar mais de 120 mil empregos no país.

Assim, há um mercado fértil para ser explorado, onde existem muitas possibilidades de crescimento para as empresas que realizam essas instalações.

Enquanto isso, o mercado passa a se profissionalizar para atender essa demanda, gerando um grande crescimento no número de empresas especializadas no setor. A grande pergunta é: como superar meus concorrentes e realizar mais vendas?

A resposta que oferecemos é simples: analisando os dados dos seus clientes e enxergar as oportunidades de negócio através deles.

Um dos indicadores que pode ajudar nessa tarefa é o aumento de consumo após instalar o sistema de energia fotovoltaica, uma vez que a maioria das residências e empresas que adquirem um sistema de energia solar apresentam um aumento de consumo.

Por exemplo: uma família que normalmente não costumava usar o ar condicionado com frequência, passa a fazê-lo ao se sentirem mais tranquilos ao ver que as faturas vêm com um valor mais baixo, assim o consumo sobe e o sistema deixa de ser capaz de atender a demanda completa.

Com a ajuda do WattPanel você pode verificar de forma automática um comparativo entre a produção e o consumo de cada uma das suas usinas instaladas, e ao perceber essa mudança no consumo, pode oferecer ao seu cliente uma ampliação no sistema já instalado.

Esse aumento no sistema de vendas é o upselling que falamos lá no começo: o aumento de uma venda já realizada, ampliando os lucros já obtidos de forma rápida e sem um esforço enorme.

Monitorar os dados permite identificar essas alterações no perfil de consumo e criar uma fidelização dos clientes, que passam a ter a sua empresa como referência para a instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicas, o que se traduz em mais vendas e indicações para outros clientes.

Para monitorar as alterações no perfil de consumo dentro do WattPanel você pode ir até o menu Usinas, selecionar o cliente e a unidade consumidora que deseja monitorar e analisar o valor pago à distribuidora na coluna “Cobrança com GSF (Geração solar fotovoltaica)”. O aumento de valores é um indicativo de que o consumo subiu, enquanto a produção se manteve.

Outra opção é gerar um relatório em PDF automático. Nele você encontrará esse gráfico de fácil visualização para comparar produção e consumo:


Gostou dessa ideia de pós-venda? Então assine nossa newsletter aqui no lado (ou no fim da página se estiver em um smartphone) e recebe as novidades do mercado e do nosso site em seu e-mail!

monitoramento de usinas solares